quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Recaída

Pois é, pedi licença, mas, estou por aqui. Blog é meio viciante...
Estamos no trem, my gift and I, a caminho de Edinburgh depois de alguns dias em Londres. Pegamos muito frio e neve, mas mesmo assim deu pra fazer bastante coisa. Andamos kilometros (sem exageros) e riscamos todos os itens da lista! Deu até pra comer um bife de chorizo, d-e-l-i-c-i-o-s-o,  em um lugar chamado Gaucho (sem acento mesmo), que até agora ninguém soube nos dizer se é brasileiro ou argentino! Deve ser brasileiro, tava bom demais! Pode parecer estranho sair de casa pra comer carne na Inglaterra, mas gente, às 5 da tarde, depois de andar o dia todo, a fome bateu forte... Não havia chá da tarde que fosse suficiente para saciar nosso apetite voraz!
No mais, o de sempre. Parques, museus, ônibus vermelho de dois andares, gente de todo tipo, cor, tamanho... Mais do mundo afora que inglês mesmo. Acho Londres legal, e ponto.
Agora, o caos reinante na cidade em função das condições meteorológicas foi surpresa. Aeroportos, estações de trem, rodovias, todos interditados. Achei que fossem tirar de letra os rigores do inverno, mas qual o que! Não estavam preparados. O resultado foi que, dias antes do Natal, milhares de pessoas se amontoavam no saguão do aeroporto, disputando um pedaçinho de chão e um cobertor de astronauta, ou congelavam em temperaturas abaixo de 6°C nas filas do Eurostar. De cair o queixo...
Mas hoje já estava quase tudo normalizado e nosso lugarzinho, garantido. Daqui a pouco tamo pisando em Edinburgh... Esta sim, cidade mágica!
Ah, e pra terminar, a previsão pra amanhã: temperatura MÁXIMA -9°C!! White Christmas all right!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Licença

Nem acredito que meu maridinho chega daqui dois dias (hoje ele ainda é meu maridinho, acho que daqui duas semanas ele volta pra categoria "Márcio"). Foram três meses longe... Tempo demais.

Peço licença do blog por três semanas. Não que seja "assim das mais assíduas" aqui, mas estarei ainda mais atarefada nos próximos dias. Edinburgh, Londres, Paris, aqui vamos nós...

Vejo vocês em breve. Feliz Natal e um 2011 especial...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Glasgow

Parece que a vida está lentamente voltando ao normal. Depois de enfrentarmos temperaturas muito abaixo de zero, ventos da Sibéria e tempestades de neve típicas da Escandinávia (e não são adjetivos meus!) voltamos à casa dos -3º, -4º, que já tô até achando quentinho... Incrível como somos suscetíveis ao meio ambiente...

Estivemos em Glasgow no sábado. Fizemos o tour recomendado e aproveitei pra viajar no tempo...

Me lembrei de, aos 12, ir com meu avô no "The Barras", um típico mercado que se orgulhava de vender de tudo e cujo slogan alardeava que ali era possível encontrar os objetos e até os móveis de sua casa, se ela tivesse sido arrombada durante o fim-de-semana... Pois é, os glaswegians são conhecidos pelo senso de humor peculiar! Ele andava ao meu lado, atento e nostálgico, contando os causos de quando menino e suas artes com os irmãos às margens do rio Clyde. O mercado tá lá, do mesmo jeitinho, até hoje (acho que mudaram a propaganda!). Saudades, grandpa. Um parênteses, quando meu pai morreu ele me encontrou na cozinha chorosa, me abraçou e disse "your father was very proud of you". Era tudo o que eu queria ouvir, como será que ele sabia...

Rumamos para o centro da cidade e bem ali, à minha esquerda, o imponente prédio da Royal Infirmary, o hospital e escola de enfermagem onde minha avó estudou, nos idos de 1930. Sua família era de fazendeiros criadores de ovelha e ela veio jovem estudar na cidade. Ousado pra época. Como ela, também eficiente e direta.

Mostrar a cidade "deles" pros meninos e contar as histórias que um dia ouvi foi bacana.

Almoçamos em um café gostoso e pitoresco, The Willow Tree. O projeto é de Charles Rennie Mackintosh, que em 1900 propôs uma leitura nova para a estética vigente. Quem gostar do assunto pode visitar o site:

http://www.charlesrenniemac.co.uk/

Um dia intenso e emocionante. Do jeitinho que a gente gosta!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Escatologia

Uma semana de aulas canceladas em função do mau tempo. Quer dizer que estamos todos em casa. Três adultos. Seis crianças. Sete mulheres. Dois meninos. Nove ao todo. Requer algumas medidas.

Deixei pra tomar banho depois que todos estão dormindo. Meu horário de chuveiro é sagrado. Gosto de pensar na vida debaixo d'água. Tomo decisões importantes debaixo d'água. Relaxo debaixo d'água. E toda, TODA vez que entrava debaixo do chuveiro aparece um (não trancamos a porta por medida de segurança, sempre tem alguém apertado!) e "mãe, posso ter um cachorro?" ou "tia, o que que vai ter de jantar?".  Pior é quando escuto educamente um "posso entrar"? "É número um ou dois", eu pergunto. Se for o um até libero mas pro dois eu dou o grito... "Segura a onda que já tô saindo"... E lá se vão meus "insights" por água abaixo, literalmente... Mas, depois da meia noite posso ficar quanto tempo quiser E trancar a porta! E pensar na vida, E relaxar, E tomar as decisões que forem necessárias...

Adotamos o esquema vigente no país no que diz respeito às refeições. Lanchinho no almoço e jantar às sete. E não dá nem pra dizer jantar à noite porque já tá noite às 4 da tarde. A primeira vez que fiz macarrão pra nove foi um pesadelo. Não havia panela que coubesse tanta massa pra cozinhar. Fiz várias porções nas panelinhas disponíveis com todos na cozinha dando palpite, o meu é com isso, o meu é sem aquilo, o meu é com tudo e posso comer o dele também?! Foi a la carte... trés chic. Resolvemos investir em uma panela tamanho "família de 10 pessoas" e peguei a manhã. Agora é esquema acampamento, com fila pra ser servido e tudo. Divertido mas ano que vem tenho dois pra reeducar no que diz respeito as boas maneiras à mesa.

E vamos levando, adaptando aqui e ali, vivendo momentos engraçados, tensos, leves, pesados, que em breve serão história, mas pra nós, inesquecíveis!